domingo, 10 de março de 2013

Estou grávida, e agora?


Confira o nosso dossiê com histórias de quem já passou por essa barra, como as famosas lidaram com isso, os erros mais comuns e como não cair nessa roubada


Gravidez na adolescência
Saiba tudo sobre gravidez na adolescência
Foto: Shutterstock
Em 2006 nasceram 551 mil bebês de meninas com idade entre 15 e 19 anos. Outros 22 mil eram filhos de mães com menos de 15 anos.

Os jovens de hoje usam mais camisinha que os dos anos 80, mas ainda se arriscam. Em 1986, apenas 9% declaravam usar camisinha na primeira vez; em 1998, eram 49%; em 2004, o chegou a 53%.

Os meninos se cuidam mais: 64% deles disseram sempre usar camisinha com parceiros eventuais; entre as garotas, apenas 45% declararam fazer isso.

Jovens de 15 a 25 anos são responsáveis por 40% das novas infecções pelo HIV no mundo. Na América Latina, existem 420 mil jovens contaminados.

Em 1980, a taxa de adolescentes grávidas era de 11%. Dez anos depois, esse número passou para 16%. Em 2004, pulou para 20%, índice que se mantém até hoje. Ou seja: em cada cinco gestantes brasileiras, uma é adolescente.

Os dados são de deixar qualquer um de cabelo em pé. Uma em cada cinco gestantes brasileiras, é adolescente. São meninas comuns que, exatamente como você, estudam, namoram e saem de balada com as amigas. Só que, por um motivo ou outro, esquecem de se prevenir quando decidem manter uma vida sexual, mesmo conhecendo os métodos anticoncepcionais que existem por aí. O que acontece depois dessa bobeada é uma verdadeira revolução na vida delas, uma mudança repentina – e definitiva. Mas essa parte vamos deixar que duas garotas que engravidaram na adolescência contem pra vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário