domingo, 10 de março de 2013

Gravidez na Adolescência


Conheça os problemas que pode enfrentar se engravidar antes da hora
Gravidez PrecoceJá imaginou descobrir, da noite para o dia que, por um descuido e sem planejamento algum, você vai ser mãe?
“Estou grávida e meu namorado sempre fala que vamos morar juntos, mas, até agora, nada. Ele fala pra eu ter calma”, Tais, 17 anos.
“Não sei o que fazer da minha vida. Estou grávida e o pai da criança é apaixonado por mim, porém, não consigo corresponder ao sentimento dele”, Mariana, 16 anos.
Depoimentos como estes comprovam que a maternidade é, sim, uma benção, uma coisa maravilhosa na vida de uma mulher, mas é também uma responsabilidade imensa. Por isso, deve ser na hora certa, com maturidade. A gravidez precoce pode causar muitos transtornos para uma garota.

A BARRIGA VAI CRESCER
Não adianta esconder por muito tempo, o seu corpo vai mostrar que você está grávida. Tudo bem que resolva contar primeiro para a sua melhor amiga, mas, como não dá pra voltar atrás, abrir o jogo logo com a sua família é a solução.
 APOIO DA FAMÍLIA
Quando der a notícia, seus pais podem não aceitar a situação numa boa. Pense: se, pra você, a notícia caiu como uma bomba, imagina para eles? Você precisa ter paciência e, aos poucos, convencê-los do quanto o apoio deles será fundamental neste momento. Assuma que errou e que está disposta a mudar de atitude daqui pra frente.
 CADÊ O PAI?
Além das fofocas na escola ou no trabalho, das cobranças familiares, dos deveres de uma futura mãe, você ainda precisa encarar o futuro pai do seu filho. Se ele é seu namorado e, mesmo com a pouca idade, vai assumir essa gravidez com você, ótimo! Esse apoio também é muito importante. Mas, se a relação entre vocês era bastante instável e sem compromisso, o garoto pode, simplesmente, sumir e deixar que você cuide de tudo sozinha.
 A FAMÍLIA DELE…
Isso sem contar que você pode ainda escutar besteiras dos parentes dele, dizendo que você foi interesseira, oportunista, criança, irresponsável, etc.
Gravidez na Adolescência
 DE FILHA A DONA DE CASA
No caso de resolverem se casar ou morar juntos, os problemas virão quando você, que tinha uma vida tranqüila, só ajudava sua mãe nas tarefas da casa perceber que, agora, será a responsável por tudo. Tarefa nada fácil, já que você vai precisar amadurecer na marra!
 O QUE FAZER?
Depois que o fato está consumado, não tem outro jeito. Você precisa assumir esse filho, seja como for. Pense que ele não tem culpa de nada e merece o seu carinho.
 CUIDE-SE!
Fazer o pré-natal (acompanhamento médico durante os 9 meses da gestação) é fundamental para a sua saúde e para a do bebê. Procure um Posto de Saúde mais próximo da sua casa e siga as orientações médicas.
PREVENÇÃO É TUDO!
Você, muitas vezes, pode pensar que a camisinha é um mero detalhe, né? Mas não é. Ela, além de evitar uma gravidez indesejada e todos os problemas citados nesta matéria, protege contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Então, se decidir transar, exija que o seu namorado, ficante ou rolo use camisinha sempre. Lembre-se: numa gravidez precoce e não desejada, quem sofre as piores conseqüências é você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário