domingo, 10 de março de 2013

massagem para bebês


 - A Massagem Indiana para Bebês


Estou grávida, estamos "grávidos"! Após a confirmação, mil dúvidas passam pela cabeça dos pais, mas desde o primeiro momento um sentimento diferente já une mãe-bebê-pai.
As semanas vão passando, o corpo ganha curvas e conforme o bebê se desenvolve, mãe e filho se vincularão cada vez mais. Já os homens não devem se render à imaginação para melhor compreender essa fase. Participar ativamente e dividir como casal a chegada do bebê, é essencial para encararem juntos todas as mudanças, pois na gestação nasce uma mãe e também um pai.
Reforçar o vínculo afetivo familiar através de uma massagem carinhosa após o nascimento, é essencial para que o bebê sinta-se amado e protegido. Para esse momento especial existe uma massagem indiana milenar chamada Shantala. Foi descoberta pelo Dr. Frédérik Leboyer, que numa viagem à Índia, observou uma mãe numa rua de Calcutá massageando seu bebê com uma intimidade e interação encantadora. Leboyer fotografou em dias consecutivos e ao publicar o livro no Brasil deu o nome da massagem de Shantala, pois esse era o nome da jovem mãe.
Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê, transmitindo amor e carinho através das mãos.
O bebê responde a massagem com relaxamento e bem-estar, contribuindo também para uma melhor qualidade de sono, liberação de gases, prevenindo cólicas e prisão de ventre, estimula a resistência imunológica, reduz estresse, amplia respiração, auxilia no desenvolvimento motor, favorece o ganho de peso, crescimento físico e favorece o auto-conhecimento corporal do bebê, bem como os pais também aprendem a linguagem corporal do bebê.
A massagem é realizada num local tranquilo, acolhedor e aquecido, com o bebê desnudo sobre as pernas estendidas da mãe. A aplicação dura de 15 à 30 minutos, dependendo da aceitação ao toque e usa-se óleo de origem vegetal para facilitar o deslizamento das mãos. À partir de um mês de vida, os bebês já podem receber Shantala e não há restrições em iniciar com crianças mais velhas.
A massagem termina com o banho de imersão e com certeza após esse momento a mamãe entrará em ação, pois o bebê desejará ser amamentado e dormirá relaxado.
Permita-se encontrar momentos diários de contato corporal com o bebê, alimentando-o através do toque onde as palavras não alcançam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário