domingo, 10 de março de 2013

Os erros mais comuns


Confira o nosso dossiê com histórias de quem já passou por essa barra, como as famosas lidaram com isso, os erros mais comuns e como não cair nessa roubada


Tão importante quanto escolher um bom método contraceptivo, é saber usá-lo no dia-a-dia. Você e seu namorado podem ficar totalmente desprotegidos com alguns descuidos como, por exemplo:

* Colocar a camisinha só na hora da penetração: nesse momento, o nível de excitação é tão alto que são enooormes as chances do casal deixar de lado a proteção, com a desculpa de que “vai ser só dessa vez”. Melhor que o preservativo seja colocado tão logo o pênis do menino fique ereto.

* Tirar o pênis da vagina minutos antes da ejaculação: é muito difícil para o menino controlar totalmente sua ejaculação. E se uma única gota de esperma cair dentro da vagina e a garota estiver no período fértil já há risco de engravidar.

* Tomar anticoncepcional só nos dias férteis – ou nos dias em que vai manter relações sexuais: para evitar a gravidez, a pílula precisa ser tomada adequadamente, ou seja, todos os dias, de preferência no mesmo horário e desde o primeiro dia da menstruação (ao iniciar o uso). Dessa forma, a proteção estará garantida desde a primeira cartela.

* Apostar na tabelinha: por esse método, a garota marca em um calendário os dias do mês que correspondem ao início e ao término do seu período fértil – e que vai depender da duração dos ciclos menstruais anteriores. Daí, nesses dias em que há maior probabilidade de engravidar, o casal não mantém relações. O problema é que dificilmente teremos um ciclo menstrual tão reguladinho. O estresse por conta de uma prova difícil no colégio, por exemplo, já é capaz de interferir nesse mecanismo, atrapalhando as suas contas. Melhor não arriscar!

* Não usar camisinha: mesmo que você tome anticoncepcional, jamais dispense o uso da camisinha. Além da gravidez, o preservativo evita uma série de doenças sexualmente transmissíveis.

Se acontecer com você
Anda desconfiada de que possa estar grávida? Não pense duas vezes antes de procurar um médico. Para garantir a sua saúde e a do seu filho, é fundamental começar o pré-natal o quanto antes. “Numa gestação em que há acompanhamento médico, os riscos de complicações são pequenos. Mas sem o prénatal eles aumentam muito”, diz o ginecologista Karam Abou Saab. O médico também chama a atenção sobre as possíveis conseqüências de um aborto, já que 1/3 das gestações de adolescentes no Brasil termina em aborto. “Como o procedimento não é legal no País, acaba sendo feito em condições bastante precárias. Então, as chances de se ter problemas mais sérios e até mesmo os índices de mortalidade, nos casos de aborto provocado, são grandes”, alerta ginecologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário