domingo, 10 de março de 2013

tudo para gestante


Sintomas e Modificações Importantes Comuns à Gravidez





A gestação produz uma série de alterações no organismo materno que levam ao crescimento do volume abdominal. Temos alterações hormonais e enzimáticas.
Os sintomas dos quais a paciente se queixa são muitos e variados. A fadiga e o sono excessivo é comum, podendo as pacientes tornarem-se repentinamente exaustas. A insônia torna-se mais frequente perto do término da gestação, quando o mal-estar físico causado pelo aumento do útero dificulta o sono da paciente. As náuseas e o vômito no princípio da gravidez são relativamente comuns, sendo que a salivação excessiva está frequentemente associada aos mesmo. Esses sintomas, apesar de desagradáveis, traduzem indiretamente a quantidade de hormônio produzido. Sabe-se que as mulheres que tem muito enjôo e vomitam, dificilmente tem aborto. Dessa forma, esses acontecimentos não são tão ruins, pois tem um significado positivo no futuro da gestação.
Também a constipação é comum, podendo agravar as hemorróidas. A azia é às vezes verificada. Vários outros tipos de mal-estar são encontrados, inclusive dor nas costas e na região inguinal (virilha). Queixas de cãibras nas pernas, que se repetem nas panturrilhas sobretudo à noite, são relativamente frequentes (como banana!). O aumento da frequencia urinária e nictúria (urinar muito à noite) é comum. É também frequente, principalmente nos primeiros meses, uma maior sensibilidade olfativa, passando a gestante a sentir como intensos os cheiros que antes da gravidez não a impressionavam. Rejeição ao perfume e ao cheiro do marido são comportamentos comuns mas, felizmente, depois passam.
Atenção: sangramento vaginal, dor de cabeça grave, vômitos incoercíveis, dor abdominal aguda, calafrios ou febre, dor na micção, perda de líquido pela vagina são sinais e sintomas que não devem deixar de ser comunicados ao médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário